Ajuda
0
Olá, Visitante Olá,
Compre por categoria
voltar
Guia de Racks e Painéis

Racks e Painéis

Para criar um ambiente prático e harmonioso, encontre aqui o modelo ideal.

Selecione uma dica

Modelos

Na sala de estar o rack e painel, assim como os sofás, são protagonistas no espaço. Mas, geralmente há dúvidas na escolha. Por isso, criamos esse guia para te auxiliar na decisão!

Racks

Racks

O rack é um móvel com estrutura mais baixa se comparado a uma estante. Ele acomoda perfeitamente uma TV, geralmente possui compartimentos para colocar outros aparelhos eletrônicos e objetos decorativos. É possível encontrar modelos tradicionais com estrutura semelhante à de uma cômoda ou balcão, mas há também modelos suspensos e até mesmo rack com painel.

Painel

Painéis

Os painéis são um tipo de suporte que recebe o televisor, ele é instalado diretamente na parede, otimizando espaço. Ao contrário de um rack que pode contar com diversas prateleiras, portas e nichos, o painel tem o local específico para a TV, mas alguns modelos apresentam prateleiras ou nichos, porém em menor quantidade. Os painéis mais modernos contam até com iluminação LED e espelho.

Materiais

Os principais materiais utilizados na fabricação de racks e painéis são: MDF e MDP, alguns móveis podem receber ambos em sua fabricação. Alguns complementos na estrutura podem ser de vidro ou metal.

MDP

O MDP conta com três camadas, a parte do meio é a mais grossa e as duas extremidades são mais finas. Essa distribuição aumenta a durabilidade dos móveis, além de proporcionar mais proteção contra empenamento e ainda facilita a inserção ou remoção de parafusos.

cuidados

resistência

durabilidade

MDP

MDF

O MDF é formado por chapas de madeira industrializada mais densa e uniforme, produzida a partir da fibra de madeira. O material concede maior durabilidade, além de proporcionar maior flexibilidade no visual, tem superfície plana e sem rugosidades.

cuidados

resistência

durabilidade

MDF

Metal

O metal é uma matéria-prima resistente e de alta qualidade. A presença de madeira e metal no mobiliário traz um toque de modernidade. Ambientes com estilo industrial se beneficiam do uso dessa combinação.

cuidados

resistência

durabilidade

Metal

Vidro

Material que concede aos ambientes um toque de sofisticação e requinte, a combinação da madeira com o vidro fica perfeita! Alguns modelos de racks e painéis trazem prateleiras de vidro, proporcionando um toque contemporâneo ao mobiliário.

cuidados

resistência

durabilidade

Vidro

Acabamentos

O acabamento é a etapa final na produção do móvel, responsável por conceder mais beleza e sofisticação ao mobiliário.

Alta Pressão
Alta Pressão

O acabamento AP utiliza o mesmo material do BP, ou seja, Lâmina melamínica, mas conta com um processo de Alta Pressão e temperatura superior. Recebe película extra de cobertura, é mais resistente a umidade, impactos e desgaste.

Baixa Pressão
Baixa Pressão

Lâmina melamínica prensada na chapa de MDF ou MDP por um processo de Baixa Pressão. As principais vantagens são: impermeabilidade, resistência contra machas e riscos.

Finish Foil
Finish Foil

A aplicação de FF nos móveis reproduz com perfeição os padrões madeirados. Além de embelezar o móvel, possui resistência contra manchas.

Pintura UV
Pintura UV

Nesse processo a tinta é exposta a raios UV e a secagem é bem rápida. O acabamento em pintura UV auxilia na prevenção de riscos, além de facilitar a limpeza do móvel.

Estilos

O estilo do móvel escolhido deve levar em consideração os demais móveis da sala de estar, assim é possível criar um ambiente aconchegante e harmônico.

Rústico

Rústico

Os móveis no estilo rústico ajudam a criar um ambiente natural, marcante e ao mesmo tempo aconchegante. A estrutura do mobiliário costuma ter traços retos e simétricos, acabamento com aspecto de madeira desgastada, detalhes que valorizam a decoração da sala de estar de forma simples e elegante.

Retrô

Retrô

O estilo retrô faz uma releitura charmosa de móveis usados em décadas passadas, mas com todo glamour dos dias atuais. O rack retrô é um verdadeiro charme, a sala de estar ganha um toque elegante. Pés-palitos, detalhes nas portas e cores mais fortes são algumas características desse conceito.

Moderno

Moderno

A composição de um ambiente moderno se caracteriza pela simplicidade e praticidade, nada de móveis pesados. Os racks e painéis nesse conceito contam com linhas marcantes, que podem ser irregulares. Há variedade de cores, os tons neutros ajudam a criar um ambiente discreto, já os coloridos tendem a se tornar o destaque do espaço.

Industrial

Industrial

Os traços marcantes na decoração industrial são a estrutura aparente, tais como tijolos ou tubulações, piso de concreto ou madeira. As cores têm predominância de tons cinza, marrom, preto, mas nada impede que utilize também tonalidades mais claras. O rack ou painel no estilo industrial pode ser produzido com madeira, mas os detalhes em metal não podem faltar!

Dicas Mara

Algumas dicas para deixar o ambiente ainda mais agradável:

Instalação
Instalação

Evite instalar o rack ou painel em locais contrários às janelas para evitar luminosidade na tela do televisor.

Espaço
Espaço

Deixe no mínimo 2cm de distância entre a parede e o painel, assim haverá espaço para abrigar a fiação.

Circulação
Circulação

Para circulação confortável no ambiente, o ideal é deixar uma distância de no mínimo 60cm entre os móveis.

Veja Mais

Um fator importante para garantir conforto visual é manter uma distância adequada entre a TV e o sofá.

Decorativa
fechar
Voltar

Racks e Painéis

Racks e painéis

Na hora de decorar a sala de estar, a escolha do móvel onde a TV e demais elementos (eletrônicos e itens de decoração) vão ser colocados é a grande dúvida de muitos. Principalmente em casas ou apartamentos com espaço menor, duas opções estão ganhando cada vez mais notoriedade: racks e painéis. Mas antes de comprar, é preciso entender as vantagens e quando optar por cada um deles.

Rack

Com diversos tamanhos e formatos, esse móvel funciona muito bem para deixar a decoração da sala de estar com a cara dos moradores. Há modelos que combinam melhor tanto com uma decoração mais clássica quanto algo mais moderno e futurista.

Em apartamentos sem divisórias entre os cômodos, ele pode ser usado para separar dois ambientes. Já em kitnets e apartamentos pequenos, sua capacidade de ser movido é essencial para conseguir mudar a TV de local e ver a programação de pontos diferentes, como o sofá e a cama.

O que observar na hora de comprar um rack

Primeiramente, todos os seus aparelhos eletrônicos precisam caber nele. Divisórias são interessantes, mas elas podem restringir o espaço de forma que atrapalhe a disposição das suas coisas. Além disso, é preciso que ele esteja visualmente de acordo com a sua decoração.

Painel

Novo queridinho dos decoradores, os painéis economizam espaço e ainda deixam a sala de estar mais aconchegante e clean. Existem diversos modelos, podendo variar o acabamento (madeira, mármore), formato (horizontal, vertical e giratório). Para apartamentos pequenos e kitnets, esse móvel é a melhor solução, pois, ele ajuda criar uma sensação maior de espaço.

O que observar na hora de comprar um painel

Como a instalação do painel não é tão simples, a escolha da parede onde ele ficará é fundamental. Nunca coloque o móvel no lado oposto à janela, porque a luz irá atrapalhar a visão da TV. Outro ponto para se preocupar são os fios, se eles ficarem à mostra irá atrapalhar toda a decoração.

Aguarde... Ops... algo deu errado com sua conexão, por favor recarregue a página ou clique aqui