Atendimento
0
Olá, Visitante Olá,
Compre por categoria
voltar
Guia Panelas

Panelas

Está em busca de panelas para preparar suas receitas? Saiba como escolher a ideal.

Selecione uma dica

Tipos

Elas são protagonistas no preparo das refeições, é possível comprar um jogo de panelas ou optar por peças avulsas. Separamos os modelos mais utilizados no dia a dia. Cada tipo de panela apresenta seus diferenciais e são mais propícios para o preparo de determinados alimentos.

Wok

Wok

O modelo Wok é arredondado e fino, distribui uniformemente o calor e é bem mais fácil mexer os alimentos que estão sendo preparados. Tipicamente oriental, a wok com frequência é utilizada na gastronomia para fazer yakissoba. Mas, seu uso não se limita a essa especificidade, pode ser utilizada para fritar, grelhar e cozinhar outros alimentos.

Caçarola

Caçarola

A caçarola conta com duas alças laterais, geralmente são mais fundas e por esse motivo são as melhores opções para o preparo de molhos, sopas e cozidos. Mas, também é comum ser utilizada para cozinhar arroz, massas ou legumes.

Frigideira

Frigideira

A fritura é uma das principais atribuições da frigideira. Os modelos com bordas mais baixas são propícios para fritura de alimentos que não precisam ficar imersos no óleo ou soltam água, como ovos, bifes e preparo de massa de panqueca. Já os modelos com borda mais alta são indicados para alimentos que precisam ficar totalmente imersos.

Frigideira

Caldeirão

Mais alto e fundo que a caçarola, o caldeirão também conta com duas alças nas laterais. São utilizados com mais frequência para o preparo de alimentos que precisam de muita água para cozinhar, como massas, por exemplo. Também é muito utilizado para preparar grande quantidade de outros alimentos, como caldos e sopas, entre outros.

Panela de pressão

Panela de pressão

A panela de pressão acelera o cozimento de alimentos, pois conta com a vedação na tampa, que não deixa o ar e o vapor escaparem, aumentando assim a pressão interna e a temperatura. Comumente utilizada para cozinhar feijão, milho, entre outros alimentos mais duros.

Panela com cabo

Panela com cabo

A panela com cabo é bem versátil, pode ser usada para cozinhar diversos alimentos, tais como arroz, risotos, purês e até frituras, por ter o cabo longo traz mais segurança para manusear.

Espagueteira

Espagueteira

Composta por duas unidades: um caldeirão e um cesto acoplado com furinhos. A espagueteira é indicada para fazer massas e também preparar alimentos no vapor. Ela distribui de uniformemente o calor, o alimento é cozido por igual.

Paellera

Paellera

A tradicional panela utilizada para preparar paella. Ela é excelente para cozinhar frutos do mar. A Paellera é parecida com a wok, porém suas bordas são mais curtas e o fundo mais retinho.

Omeleteira

Omeleteira

Com ela sua omelete não se transforma num simples ovo mexido! A omeleteira é muito prática, em alguns minutos o ovo ou omelete está pronto. O formato é semelhante ao da frigideira, mas possui duas partes que mantém o preparo fechado.

Materiais

Há uma grande variedade de material e revestimentos de panelas, cada uma possui suas características e benefícios.

Cerâmica

Para cozinhar utilizando as panelas de cerâmica o ideal é deixar o fogo médio ou baixo, pois elas costumam reter bem o calor. Elas são fáceis de lavar e ao contrário do que muitos pensam, são também muito resistentes. A panela de cerâmica não risca, não são tóxicas e conservam por mais tempo o calor dos alimentos. Versatilidade de uso, pois podem ir do fogão ao forno.

  • Pode ir à lava-louça

  • Pode ir ao forno

  • Conserva bem o calor

  • Fácil de limpar

Cerâmica

Antiaderentes

As panelas antiaderentes são as queridinhas de boa parte das pessoas, por conta do revestimento antiaderente, impede que os alimentos grudem no fundo. Eliminam o uso excessivo de óleo e são fáceis de lavar. Para garantir o melhor desempenho é recomendável que antes do primeiro uso você passe um pouco de óleo e leve ao fogo para esquentar.

  • Excelente para preparos com pouco óleo

  • Evita que alimentos grudem

  • Preço acessível

  • Fácil de limpar

Antiaderentes

Alumínio

O alumínio distribui adequadamente o calor, auxiliando no cozimento uniforme das receitas. As panelas de alumínio riscam com mais facilidade, o ideal é utilizar utensílios de plástico ou de silicone durante o preparo das refeições. Na hora de lavar opte por esponjas macias.

  • Pode ir à lava-louça

  • Pode ir ao forno

  • Aquecimento rápido

  • Preço acessível

Alumínio

Aço inox

As panelas de aço inox são excelentes condutoras de calor, conhecidas por distribuir por igual o calor e conservá-lo por mais tempo. Ela não deve ser utilizada para frituras, pois atinge um nível elevado de temperatura em pouco tempo. Para não arriscar procure usar colheres de plástico ou silicone.

  • Pode ir à lava-louça

  • Pode ir ao forno

  • Distribui bem o calor

  • Não enferruja

Aço inox

Quantidade

Para escolher a assertivamente quantidade de panelas, você deve levar em consideração quantas pessoas moram na casa. As panelas podem ser compradas avulsas ou por conjunto.

De 3 até 5 peças

De 3 até 5 peças

Para quem mora sozinho e casais sem filhos.

De 6 e 7 peças

De 6 e 7 peças

Para famílias medianas com crianças ou adolescentes.

De 9 peças acima

De 9 peças acima

Para famílias grandes em que há muitos adultos, adolescentes e crianças.

Utilização

Sabemos que existem algumas opções de fogão e cooktop disponíveis no mercado, a gás, elétrico ou por indução. Mas, há algumas restrições de uso em relação ao tipo de panela. Abaixo listamos as recomendações de uso.

Elétrico

Recomendável a utilização de panelas com fundo reforçado, preferencialmente feitas de aço ou ferro. Não é aconselhável o uso de panelas de vidro ou cerâmica.

Gás

Gás

Todos os tipos de panelas podem ser utilizados.

Elétrico

Indução

Apenas panelas com fundo de aço ou ferro fundido, pois o funcionamento se dá por meio de metais magnéticos.

Indução

Dicas Mara

Algumas dicas podem ajudar na conservação e durabilidade das panelas. Veja só:

Antiaderentes
Antiaderentes

As panelas antiaderentes devem ser lavadas com esponja macia, jamais utilizar esponja de aço. Isso evita que o revestimento seja danificado e garante maior durabilidade.

Aço
Aço

Para limpar as panelas de aço utilize sempre uma esponja macia. É recomendado não deixar no escorredor, pois o cloro da água pode manchar a panela. Retire o excesso de água e use um pano macio ou papel toalha para secar.

Alumínio
Alumínio

As panelas de alumínio podem ser lavadas com sabão ou detergente, utilizando qualquer esponja que não seja abrasiva. Depois de um tempo de uso é comum que o aspecto das panelas se modifique, pois o alumínio oxida em contato com a água.

Cerâmica
Cerâmica

As panelas de cerâmica são bem fáceis de serem limpas. Você só precisa de água morna e uma esponja macia. A utilização de sabão é dispensável, mas não há problemas caso queira utilizar.

Dica extra: Caso alguma panela sem revestimento antiaderente fique com comida grudada no fundo, deixe de molho na água por alguns minutos antes de lavar.

fechar
Voltar

Jogo de panelas

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

Jogo de panelas

Para almoços de família, jantares românticos ou quaisquer outras ocasiões, um bom jogo de panelas faz diferença no preparo das receitas. É nele que os ingredientes ganham vida e se transformam em refeições saborosas e especiais. A variedade desses jogos, no entanto, é grande e pode causar dúvidas.

É por isso que a Marabraz tem como foco explicar as principais características e o quanto os principais modelos podem fazer parte da sua rotina. Os jogos de panelas fazem parte da linha de utilidades domésticas, sendo desenvolvidos para atender a todas as necessidades gastronômicas da casa.

Materiais de composição fazem diferença nas receitas

Os diferentes materiais e revestimentos dos conjuntos de panelas interferem no preparo das receitas. A condução de calor das antiaderentes é diferente das elaboradas em aço inox, o que influencia no tempo de preparo dos alimentos. Outro ponto a se observar é o cuidado que cada uma exige na conservação, para que a vida útil seja preservada.

Conheça as peculiaridades dos principais modelos de panelas e faça uma escolha segura por aquela que for mais adequada ao seu dia a dia. Desde as que reduzem o uso de óleo às que podem ser usadas no fogão e forno, as panelas têm uma coisa em comum: garantem o melhor sabor no prato.

Cerâmica

A resistência é a principal característica do jogo de panelas feito de cerâmica. Ele não risca e pode ser usado tanto no fogão quanto no forno, mas deve receber atenção redobrada, pois a condução de calor é rápida.

Alumínio

Outro modelo que conduz calor facilmente, o kit de panelas em alumínio é indicado para quem prepara alimentos cozidos com maior frequência. Semelhante à cerâmica, ela também pode ir ao forno.

Inox

As panelas de inox são as preferidas daqueles que desejam uma panela de confiança por longo tempo. Elas não enferrujam e seu material distribui de maneira igual a temperatura, otimizando o tempo de preparo do alimento.

Antiaderente

Preferida de quem quer reduzir o consumo de óleo e da lavagem após o uso, as panelas antiaderentes possuem revestimento feito para impedir que os alimentos grudem.

Compatibilidade é essencial para uso eficiente

Escolher as panelas e frigideiras ideais para preparar o alimento é importante, mas a preferência deve estar ligada ao tipo de fogão usado. Alguns modelos aceitam todas as panelas tranquilamente, enquanto outros possuem restrições específicas.

Confira as especificações dos modelos de fogões disponíveis no mercado e assegure uma compra ideal. A melhor opção está associada diretamente com o tipo de material como citado anteriormente.

Fogão a gás

Popular e encontrado em vários tamanhos, o fogão a gás aceita todos os tipos de kit de panelas existentes. Cerâmica, metal, alumínio e até a panela de vidro, usada para preparar receitas específicas em fogo baixo.

Fogão elétrico

Para quem tem um jogo de panelas com material derivado do ferro ou aço, o fogão com acendimento elétrico é a opção ideal. Ele é muito usado por quem dispensa o forno e tem cozinha pequena.

Fogão por indução

Com funcionamento baseado no sistema de resistência elétrica, o fogão por indução é desenvolvido para aceitar tipos específicos de panelas e frigideiras. Elas precisam ter materiais magnéticos, como no caso do conjunto de panelas em aço inox e ferro fundido, além da base plana.

Torne suas receitas mais saborosas com a Marabraz

A panela ideal para preparar suas refeições está na Marabraz. Além da variedade, você encontra as principais opções do mercado e pode fazer o pagamento em diferentes modalidades. Faça seu pedido no boleto à vista, boleto parcelado ou no seu cartão de crédito.