Atendimento
0
Olá, Visitante Olá,
Compre por categoria
Enviando...

Conheça os principais estilos de decoração de ambientes e inspire-se para transformar sua casa

Há quem diga que o visual da nossa casa tem relação direta com a nossa personalidade. Extrovertido ou discreto, simples ou detalhista, os diferentes estilos de decoração são feitos para combinar com quem vive no ambiente e, por isso, merecem atenção especial durante sua montagem.

Mas, com tanta variedade, é difícil saber qual dos estilos de decoração de casas seguir. Então que tal conhecer um pouco sobre as principais opções do segmento? Confira as dicas que preparamos para você se inspirar e transformar seu quarto, sala ou outro cômodo no cantinho de aconchego que tenha a sua cara!

Saiba mais detalhes sobre os principais estilos de decoração

Depois de um tempo vivendo no mesmo ambiente, é normal pensar em estilos de decoração diferentes para colocar em prática na nossa casa, não é mesmo? Apesar disso, é difícil encontrar uma inspiração que nos faça trocar os móveis do quarto ou até a posição do sofá na sala de estar.

É por isso que trouxemos a você uma explicação simples de alguns dos estilos decorativos mais conhecidos no segmento de design de interiores. Com essa ajudinha extra, fica fácil perceber como renovar a aparência da sua casa pode ser algo prático.

Estilo rústico

Estilo rústico

Nada melhor que chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e se sentir como se estivesse em um ambiente tranquilo e confortável, não é mesmo? O estilo rústico de decoração é uma tendência entre as pessoas que buscam a sensação de estar no campo, mesmo na correria dos grandes centros.

Pensando nisso, é normal encontrar itens feitos de madeira, pedra, cerâmica, couro e algodão nos ambientes em que o estilo rústico é adotado. Veja o que mais você pode usar para transformar sua casa ou apartamento — mesmo que seja numa grande metrópole — em um lugar que lembre a tranquilidade do interior:

  • Vasos de plantas;
  • Móveis que, de preferência, tenham acabamento com imperfeições semelhantes às da madeira natural;
  • Lençóis, cortinas e outros itens à base de tecido com tons pastel;
  • Paredes claras.
Estilo industrial

Estilo industrial

Outra opção bem popular entre os estilos de decoração usados é a do estilo industrial. Muito conhecida entre as décadas de 1950 e 1970, a temática tem como uma de suas características o aproveitamento de cada centímetro dos ambientes compactos, pois o foco é a integração de cômodos de um jeito minimalista.

Caso você esteja planejando mudar a aparência da sua casa para se adequar à decoração de interiores industrial, leve em conta que a aparência rústica deve ser o principal elemento presente. Coloque uma ou mais das características a seguir em prática no seu lar:

  • Cores predominantes com tonalidades neutras e sóbrias (branco, cinza e marrom);
  • Paredes de cimento queimado ou tijolos que ficam aparentes;
  • Tubulações visíveis;
  • Itens que favoreçam a integração de cômodos, como os móveis para sala de estar e jantar.
Estilo escandinavo

Estilo escandinavo

O estilo escandinavo surgiu da necessidade dos países da região — Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia — de aumentar ao máximo a pouca iluminação natural nos longos períodos sem luz solar. Por isso, o branco e as cores pastel são os tons mais usados na decoração dos lares.

Além da cor clara, a temática escandinava está entre os estilos de decoração que usam as plantas para dar vida ao lugar. Para reforçar a sensação de aconchego, o uso dos tapetes felpudos e estofados macios é bem-visto. Veja a que mais ficar atento ao redefinir a aparência do seu espaço:

  • Móveis em tons claros;
  • Detalhes com cor de madeira;
  • Paredes brancas;
  • Elementos decorativos neutros ou em candy colors (tonalidades variadas e pastel);
  • Piso claro ou amadeirado.
Estilo contemporâneo

Estilo contemporâneo

Que tal montar um ambiente onde a simplicidade se destaque mas, ao mesmo tempo, a aparência seja elegante e atual? Apesar de parecida com o estilo minimalista, a decoração contemporânea tem no uso de elementos atuais sua principal característica. Não à toa, seu visual moderno é o que mais chama a atenção.

Os estofados costumam ser espaçosos, os móveis têm formas retas e sutis, com disposição que deixe o máximo de espaço livre possível. A luz natural é muito valorizada nesse tipo de ambiente, e seus complementos também seguem a leveza estética. Confira outros itens importantes na decoração contemporânea:

  • Cores claras e pastel são predominantes nos móveis e estrutura. Detalhes decorativos podem ser em tons vibrantes;
  • Complementos como tapetes e quadros são bem-vindos, desde que sejam discretos;
  • Formas retas ajudam a criar um ambiente com estilo moderno;
  • Foco na praticidade é a chave dos ambientes contemporâneos.

Outros tipos de decoração se confundem com os quatro citados acima, porém cada um possui suas peculiaridades. Confira uma breve descrição e o que os torna especiais na montagem de ambientes:

  • Decoração clássica: o estilo clássico é fácil de ser associado à temática rústica, mas se diferencia por usar móveis que têm acabamento detalhado e remetem à época imperial
  • Decoração eclética: esta lembra um pouco a decoração contemporânea pelo toque de modernidade, mas o estilo eclético tem um apelo de mescla de referências, com elementos antigos e modernos no mesmo lugar.

Observe alguns pontos antes de montar a decoração

Depois de conhecer um pouco sobre quais são os estilos de decoração mais usados no design de interiores, é importante ficar atento a alguns pontos que ajudam a montar um ambiente bonito e funcional. Quanto mais detalhes você considerar durante a mudança, mais fácil será montar a decoração.

Pensando nisso, confira dicas às quais deve ficar atento antes de fazer as mudanças no ambiente. Com as orientações a seguir, você poderá montar a sala, o quarto ou qualquer outro cômodo de maneira simples.

Tamanho dos móveis

Em qualquer um dos estilos de decoração de interiores, a atenção com o tamanho dos móveis é importantíssima. Fique atento a isso para garantir o charme que você deseja com a funcionalidade que o ambiente precisa ter.

Iluminação do espaço

Os variados estilos de decoração comentados acima têm na iluminação um ponto fundamental para valorizar o cenário. Fique atento a isso e, se necessário, peça a ajuda de um profissional para confirmar qual o projeto adequado para seu espaço.

Transforme sua casa com móveis da Marabraz

Independentemente de qual dos estilos de decoração deseja usar, a Marabraz tem os móveis e objetos que ajudam a colocar sua ideia em prática. Navegue pelo nosso catálogo, aproveite as ofertas do site e conte com a experiência da loja que transforma os lares dos brasileiros há mais de 30 anos!